Fuegas

Fuegas Mujeres é um programa de processo criativo que, através de exercícios introspectivos e retrospectivos, visa capacitar as mulheres a: repensar/duvidar/desfazer/reverter/reconstruir/ seus processos criativos atuais (muitas vezes com base em referências de outras pessoas e /ou escolas), para construir um universo visual próprio, autêntico e expansivo, a partir da interação com outras mulheres.
Entendemos ensinar como fazer juntos e nos interessa olhar para nós mesmos daquele lugar, sem hierarquias, aprendendo em círculo a partir do poder da virtualidade, mas acompanhados para pararmos novamente em nossos caminhos criativos e nos nutrirmos dos processos alheios.
A roda em volta do fogo, o ritual do encontro para atiçar a chama que, soprando entre todos, cresce, se expande e se acende.
Propomos uma pedagogia afetiva, horizontal e crítica para tecer como tribo, suas próprias histórias, em formatos livres que se entrelaçam entre joias, têxteis, ofícios e artes plásticas.
Processos criativos autobiográficos com perspectiva de gênero.
Interessa-nos destacar o gesto simples ou brutal da história autobiográfica de mulheres e dissidentes da L.G.B.T.
Acreditamos que a nossa própria história é um insumo vital para o desenvolvimento do processo criativo além do resultado.
Por isso nos interessa colocar em tensão esses eixos temáticos que por vezes parecem se distanciar da biografia/processos criativos.
O que dizemos quando tomamos um universo específico de materiais?
De onde vem essa vontade "intuitiva" de usar uma determinada paleta de cores?
As questões que abordamos estão ligadas ou não à nossa própria história?
As mulheres e a dissidência se sentem vulneráveis/inseguras para mostrar nosso trabalho artístico?‎ 

ENCONTRE